3.11.2007


O anjo da guarda


Ai árvores ali
e duras!,... ai!:
e aqui

terra queimada
só.

Be!,

o pó
da ventania
Buf oca!
... Lá na baia
ou doca
ou o que é,
lá do vapor
parecia
melhor,
embora fosse careca
a terra seca,
e o sol queimasse
e adormentasse
já.


há mais do que calor,
há dor
do sol!

... e a preta
de lenço branco
lá no barranco
da achada
tem o ar de um sobressalto

... E andam sombras
pelas sombras
como havia no mar alto...

No entanto,
de não estar
habituado a encontrar
estas sombras aqui,
ainda não consegui
o meu encanto:
pasmar

— Paisagem, quem me adivinha? —

E andam sombras pelas sombras
enquanto a noite caminha,
dês que o luar dealbou...

Que tentaram ensombrar-me...
— Mas quem foi que me assombrou?

Quem me ensombra
não me assombra!
... Apenas me sobressalta
não ver os mortos da sombra
que me fazem tanta falta!...


António Pedro (poeta caboverdiano)